Pesquise sobre algo do seu interesse:

domingo, 3 de julho de 2022

Funções Junguianas para pessoas que já conhecem o MBTI

Só porque tem poucas coisa em português sobre mbti.

Gente, sobre a teoria, os autores e responsáveis pelo MBTI e as funções Junguianas vocês encontram pela internet. Eu não gosto dessa parte então não vou explicar.

Todo mundo já conhece o MBTI, 16 tipos de personalidades formados por 4 letras cada que representam respectivamente: Extroversão-Introversão/Sensação-Intuição/Emocional-Racional/Percepção-Julgamento.

Essa teoria veio depois da teoria das funções cognitivas propostas pelo psiquiatra Carl Jung e expande significativamente o conceito de MBTI de um teste bobo de personalidade para uma ferramenta poderosa de autoconhecimento.

O que as funções tem a ver com o MBTI?

As 16 personalidades do MBTI foram criadas de acordo com a organização dos níveis de afinidade que os indivíduos tem de cada uma das 8 funções junguianas. Mas pra frente, depois de apresentar cada função para vocês, eu retornarei nesse ponto e relacionarei assertivamente as funções com as personalidades do MBTI.

As 8 funções

Primeiramente as 4 funções principais:

Sentimento = referente à emoções, valores, sentimentos. Caráter abstrato.

Pensamento = referente à lógica, raciocínio. Caráter abstrato.

Sensação = referente aos nossos 5 sentidos. Única função de caráter físico.

Intuição = referente à ideias, possibilidades. Caráter abstrato.

Agora temos que tomar conhecimento de duas formas de processar estímulos:

Extroversão = referente à estímulos externos, ao coletivo, ao social.

Introversão = referente à estímulos internos, ao íntimo, ao individual.

Uma coisa a se deixar bem claro: todo mundo usa diariamente todas as funções. Não existe um indivíduo que use 100% uma função e nunca use outra.

Agora pegamos as 4 funções principais e dividimos cada uma delas em dois polos, o introvertido e o extrovertido.

Temos finalmente as 8 funções cognitivas junguianas:

Sentimento Extrovertido - FE (Extraverted Feeling): a função que trabalha com os valores e sentimentos do grupo em que o indivíduo está inserido. A pessoa com um FE bem desenvolvido terá facilidade em compreender o sentimento dos outros, grande capacidade de empatia, buscará o bem comum e a situação mais democrática para o grupo e evitará conflitos.

Sentimento Introvertido - FI (Introverted Feeling): a função que trabalha com os valores e sentimentos pessoais intrínsecos ao indivíduo. A pessoa com FI bem desenvolvido será relutante e inflexível em aceitar visões de mundo muito distantes dos seus valores individuais, porém apresentaram excelente inteligência emocional, e consequentemente, apesar de ser uma função introvertida, terá ótimos resultados sociais por ser capaz de se conectar emocionalmente com seus pares.

Pensamento Extrovertido - TE (Extraverted Thinking): a TE é a função da lógica secular, o efeito de causa e consequência comprovado, o que diz respeito à fatos infalíveis. A pessoa com TE bem desenvolvido provavelmente terá eficiência notória pelo fato de compreender coerentemente todos os passos do processo. Pra pessoa de TE forte, se o processo apresenta resultados, ela o aceita independente dele ser ou não algo coerente com a lógica na sua forma pura.

Pensamento Introvertido - TI (Introverted Thinking): função que trabalha com uma lógica interna e particular baseada em verdadeiro e falso. A pessoa de TI desenvolvido analisará toda a informação que chega pra ela em um filtro de coerência lógica antes de dar valor de fato a informação. Tendem a ser um tanto quanto céticos em relação as coisas que não passaram pelo seu filtro lógico interno ainda. A pessoa de TI bem desenvolvido relutará em validar um processo que traz resultados, porém logicamente falhos.

Sensação Extrovertida - SE (Extraverted Sensing): função que lida com as informações recebidas do mundo externo e atual, presente, a partir dos 5 sentidos. Uma pessoa de SE forte será hábil com atividades motoras (por sua exímia percepçao sensorial) e lidará bem e friamente com momentos de pressão. Por ser estimulada por sensações físicas, pode ser amante de adrenalina de maneira um tanto quanto irresponsável.

Sensação Introvertida - SI (Introverted Sensing): função que usa experiências passadas para explicar, processar e lidar com o presente. A pessoa de SI bem desenvolvido será apegada às suas experiências passadas, o que a ajudará a lidar de maneira efetiva com o presente. Porém pode ser inflexível e relutante em tudo que lhe tire da sua zona de conforto.

Intuição Extrovertida - NE (Extraverted Intuition): função que vai abrir as portas do mundos das diferentes ideias e possibilidades fora da caixa para aqueles que a desenvolvem bem. Costumam ser pessoas criativas que vem com soluções diferentes e inovadores para problemas antigos. Podem ser um tanto quanto avoadas como pagamento por viver no mundo das ideias.

Intuição Introvertida - NI (Introverted Intuition): função da capacidade de prever com precisão um futuro claro. Obviamente com base no passado e em relações de causa e consequência, nada tendo a ver com experiências sobrenaturais. A pessoa com NI bem desenvolvido vai ser bastante visionária e vai usar sua facilidade em pensar fora da caixa para atingir seus objetivos e muito provavelmente terá sucesso nessa tarefa.

Funções e o MBTI

As personalidades são classificadas com 4 funções principais (só 4 apesar de usarem todas).

Explicarei com usando o INTP de exemplo (meu mbti) para poder dar algum pontos que eu notei da minha experiência.

A função dominante: a função que você usa para tomar decisões de fato. A do INTP por exemplo é a TI e na minha experiência, eu percebo que a grande maioria das minhas decisões eu tomo em relação ao que parece coerente, lógico, verdadeiro e que faça sentido na minha lógica interna.

A função auxiliar: a função que você usa para receber informações do mundo. Geralmente equilibra sua função dominante e evita um vício de função dominante. Os INTPs tem NE auxiliar e eu realmente percebo que recolho o máximo de ângulos possíveis sobre alguma nova informação que eu recebi, que podem ser adquiridas pesquisando diferentes pontos de vista ou especulando com as pessoas ao meu redor (NE) e depois desse material reunido na minha mente, eu vou filtrando tudo com base em verdadeiro e falso (minha lógica interna) e crio a minha opinião própria (TI).

A função terciária: não consegui achar muita coisa sobre a função terciária, mas é conhecido que é uma função pobremente desenvolvida que você vai usar de maneira imatura e não saudável. A função terciária do INTP é SI e sim, eu sou uma pessoa muito ligada ao meu passado, minhas experiências, lido com o presente de acordo com o que eu já vivi, mas às vezes me sinto um pouco presa demais ao passado, ignorando que passou e esquecendo de viver o presente.

A função inferior: sua sombra, a sua função menos desenvolvida e que você provavelmente tem insegurança em relação a ela. A função inferior do INTP é FE e eu realmente sou uma bosta em me relacionar com os sentimentos do coletivo, sempre acho ilógico as coisas que o grupo dá importância em questões emocionais e o meu emocional em geral é bastante reprimido e mal desenvolvido.

A primeira letra do seu MBTI vai indicar a natureza da sua função dominante (Introvertida ou extrovertida), entre as duas do meio vc encontra a função dominante e a auxiliar, a função terciária será contrária a sua função auxiliar, a sua função inferior será contrária a sua dominante. Sempre será tbm Extrovertida-Introvertida-Extrovertida-Introvertida ou Introvertida-Extrovertida-Introvertida-Extrovertida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário